Tríptico As Tentações de Santo Antão, c.1505, óleo sobre madeira, 131,5 x 172 cm, Hieronymus Bosch, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
Painéis exteriores apresentando duas cenas da Paixão de Cristo. Tríptico As Tentações de Santo Antão, Hieronymus Bosch, Museu National de Arte Antiga, Lisboa.
Imagine um senhor muito religioso, Santo Antão, que está tentando ser bom. Mas a sua mente (e o mundo ao redor, pintado por Bosch) vira um circo de horrores e coisas sedutoras.
É como um filme de terror em três atos, mas tudo na cabeça do Santo, com demônios por todo lado:
Painel Esquerdo (O Início do Tormento): O Santo é jogado no céu por demônios, depois resgatado, mas a confusão continua. Monstros estão lendo cartas, outros patinam no gelo. Pior: demônios vestidos de religiosos levam a um lugar que parece uma casa noturna, feita do corpo de um homem. É o caos moral logo de cara.
Painel Central (O Ponto Focal da Luta): No meio de tanta bagunça, há um templo redondo em ruínas – o único lugar "limpo". Dentro dele, Jesus abençoa, e o Santo Antão também faz um gesto de bênção, olhando para nós. Ao redor, tudo pega fogo e a cena é lotada de criaturas bizarras, que são metade gente, metade animal. É a luta entre o bem e o mal, com o Santo tentando se conectar com o divino no meio do inferno.
Painel Direito (As Últimas Sedutores): Uma mulher nua tenta seduzir o Santo. Ele desvia o olhar e vê mais demônios oferecendo comida e bebida. Lá no alto, os demônios continuam voando, e mais ao fundo, tem uma briga com um herói lutando contra um monstro. São as tentações finais, as últimas provocações.
Bosch era um artista "fora da curva". Seus quadros não pareciam nada com o que outros pintores da época faziam (eles eram mais "normais", como fotos da vida real). Ele pintava esses mundos cheios de pesadelos, coisas estranhas e criaturas imaginárias. A maioria das suas pinturas mostrava pessoas lutando contra o mal, tentações, ou simplesmente mostrando como os humanos podem ser bobos.
É tão diferente que pareceu moderno séculos depois, influenciando artistas que vieram muito tempo depois, como os do Expressionismo (que pintavam emoções fortes) e do Surrealismo (que pintavam sonhos e coisas ilógicas).
Quando o quadro está dobrado, você não vê os demônios. Em vez disso, aparecem duas cenas da história de Jesus na cruz: Jesus sendo preso (com Judas e São Pedro) e Jesus indo para a cruz (com Santa Verônica). Isso mostra que, por fora, o quadro parece religioso, mas por dentro, Bosch revela um mundo muito mais complexo e perturbador.
Em resumo: Bosch mostra a luta interna de Santo Antão contra o mal, não como algo óbvio, mas como um pesadelo visualmente estranho e perturbador. Sua arte era única e "moderna" para a época.